domingo, 2 de outubro de 2016

P.193 - O "Cmdt Capitão Oliveira" e os "instruendos" Diniz e Chaves num encontro... talvez provável.

Há dias recebemos, via facebook, estas duas fotos com este texto do nosso camarada José Diniz Faro, que aqui transcrevemos.

Aqueles que passam por nós, não vão sós.
Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.
(Antoine de Saint-Exupéry)
Reencontro de instruendos com o Cmdt do Grupo de Instrução, o agora Tenente-General Júlio Faria de Oliveira. Escola Prática de Artilharia, passados 49 anos.








Caro Presidente,
Eis o registo do encontro com o agora Ten. General Júlio Faria de Oliveira, ontem. Falei dos Bandalhos que passaram por Vendas Novas. O outro camarada é o José António Chaves. Caso queiras, podes publicar na página do Bando. Saudações do General para todos os camaradas. Abraço.

...e a minha resposta:
O "nosso" Cap Oliveira, Cmdt do Grupo de Instrução no 2º Turno 67...
O José António Chaves, julgo que não seja do nosso curso.
Obrigado amigo Diniz por dares a conhecer, por esses lados, o nosso Bando. Provavelmente está na hora de pensares em criar o "Núcleo do Bando no Sul". O Jorge Portojo já se encarregou de fazer a referência na página e no blogue já lhe tinha feito uma homenagem. Vai o link. Se calhar o "Capitão" nem sabe, foi pena. Um abraço amigo Diniz e cumprimentos ao Ten General e ao Chaves.
http://bando-do-cafe-progresso.blogspot.pt/2014/10/o-nosso-capitao-oliveira.html

Diniz Souza E Faro disse: A partir de ontem ele tem conhecimento da existência do bando por outra via darei o contacto do Ten General. Abraço.

Posteriormente o Diniz enviou esta mensagem privada que transcrevo, omiti os contactos do Sr. General para não se tornarem públicos.



Com votos de um bom dia, partilho a mensagem enviada ao nosso Secretário-General: Caro General,
Foi com imensa honra e muito prazer que tivemos de o rever passados 49 anos. Agradeço a vossa amabilidade e simpatia em facultar o encontro, um grande bem haja.
Bando do Café Progresso:
Este grupo é composto por ex-combatentes que fizeram a recruta no RI 5 (C.Raínha), Especialidade na E.P.A. sob o vosso comando e foram mobilizados para a Guiné de 1968 a 1970. Como pode verificar, clicando no link há uma homenagem ao nosso Capitão Oliveira.
https://www.facebook.com/groups/bando.do.cafe.progresso/?fref=ts Solicito o favor de me autorizar a divulgação do vosso Mail, ao grupo para futuras, divulgações. Grato pela atenção dispensada. Saudações, J.D.Faro
Resposta do nosso Capitão:
Caro Sousa e Faro Obrigado por me ter proporcionado recordações de há ,pelo menos,45 anos!!! Terei muito gosto em conviver convosco quando e se acharem oportuno. Com um abraço amigo do antigo "capitão" Oliveira.
No dia terça-feira, 27 de setembro de 2016 Caro Jorge com votos de rápidas melhoras, transcrevo a troca de Mail's entre mim e o General. Entretanto o nosso Capitão Branco está bem vivo felizmente. Os contacto do T/Gen. Oliveira:_ _ _ _ _ _ _ _Abraço. Espero ter sido claro. Abraço.

Esta é a história de um encontro feliz, que espero um dia seja extensivo e alargado. Já agora e porque não, também com o "Capitão Branco" que dizia mais aos do CSM. Do COM era o "Capitão Rei", que parece já morreu. Ainda há os Cmdt´s de pelotão e seus adjuntos de quem nunca se falou e era interessante. Visa este blogue a procura e o encontro de camaradas do 2º Turno de 67, sejam eles quais forem. Obrigado a quem o divulga na esperança de aparecer sempre mais um.
Um abraço a todos.
cumprim/jteix

1 comentário:

  1. Caro Presidente,
    O Chaves é do curso a seguir ao nosso, esteve na Guiné entre outros sítios em Bigene em finais de 69. Poderemos pensar num encontro com os dois Genrais, que poderá ser em Oeiras/Paços D'Arcos no meso onde realizamos o nosso. O Cap. Rei faleceu no mesmo dia que o Sá Carneiro, segundo o T.G. Oliveira. Abraços para todos.

    ResponderEliminar